Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis disponibiliza aulas no youtube para público geral Expandindo conhecimento

...

Com o objetivo de democratizar o conhecimento, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis disponibilizará as aulas das oficinas culturais, que são desenvolvidas pela entidade em seu canal “Os Bem-Te-Vis”, no youtube, para todas as pessoas que queiram aprender um ofício.

Essa iniciativa é uma forma de popularizar a cultura para todos os que tiverem interesse, inclusive para os próprios alunos que queiram aperfeiçoar mais ainda seus talentos. Eles poderão, a qualquer momento, acessar as atividades culturais e educativas desenvolvidas pela “Os Bem-Te-Vis.

A cada semana será postado um vídeo de uma oficina e o internauta poderá acompanhar e fazer as atividades propostas durante essa aula.

Serão postados conteúdos de música, artesanato e leitura. Na música, os internautas aprenderão a tocar o violão, conhecer os acordes, as notas que compõem o conjunto musical, fazer a leitura de partituras e o dedilhar desse instrumento de corda, além dos arranjos e das cifras.

No artesanato, os expectadores conhecerão o alinhavo de canudo, tear de parede, bordado livre apresentação de pontos, bordado livre apresentação, bolsa de tear e cestaria.

Já na oficina de leitura, as pessoas poderão conhecer mais sobre o acervo da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito e as crianças que fazem o “Dicas de Leitura”. Elas falam sobre os livros que leem, suas histórias e suas fantasias através da leitura.

Além disso, no canal, também, são postados os vídeos das campanhas educativas, recuperação do acervo de imagens sacras e as lives que estão sendo realizadas durante o período de pandemia.

Todas essas ações fazem parte do combate ao covid-19, com o objetivo de levar formação e informação para as diversas pessoas que estão se cuidando, principalmente fazendo o isolamento social em casa, mas sem deixar suas atividades paralisadas.

Essa iniciativa faz parte das ações de conscientização e informação para o combate ao coronavírus e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal através da Lei Aldir Blanc.

Quem é a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis?

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis iniciou suas atividades em novembro de 2001. Tudo começou com a criação da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, do Coral Os Bem-Te-Vis e do Grupo de Artesanato Arteaia.

A Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, à época, iniciou suas atividades recebendo a doação de dois mil volumes de livros. Seu acervo cresce constantemente devido a muitas doações de livros por parte de pessoas físicas, empresas e instituições. Atualmente, ultrapassa mais de seis mil livros, com ênfase em literatura de todos os gêneros e para todas as idades, além de jornais, revistas e enciclopédias. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, além dos livros, oferece, também, espaço para leitura e pesquisa gratuita na internet.

Após a criação da Biblioteca Comunitária, nasceu o coral Os Bem-Te-Vis, formado por crianças do vilarejo que se apresentavam nas missas da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia. Depois, surgiu a ideia de montar uma oficina de artesanato, o Arteaia, com as mães das crianças do coral e elas deram início aos trabalhos de confecção de bordado, pintura, crochê.

Em seguida, Os Bem-Te-Vis firmou a primeira e grande parceria com o Governo Federal, através do então programa Cultura Viva, que possibilitou a criação do Ponto de Cultura “Arte para Todos” na comunidade. Assim, a Os Bem-Te-Vis adquiriu instrumentos musicais, computadores e instrutores para que às crianças tivessem a possibilidade de aprender a tocar instrumentos musicais e aprender informática.

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis foi responsável pelo restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia. A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan).

A Matriz precisava de intervenções de restauro e a comunidade se uniu para buscar formas de viabilizar as obras. A construção do projeto, sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e a busca por patrocínio foram realizados pelos moradores de Itatiaia, por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. O projeto previu o restauro dos elementos integrados da Matriz (altares, arco cruzeiro, púlpitos, pia batismal e coro) e das imagens sacras, além da reforma do piso e da laminação do telhado, com instalação de sistema de câmeras, alarme, proteção contra incêndios e a iluminação externa.

Os projetos dentro da Entidade não param de evoluir. Atualmente, por meio da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, foi possível levar, através da internet, conhecimento, formação e informação ao público infantil, juvenil e adulto durante o período da pandemia da Covid-19. A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis realiza lives com temas educativos, tem parceria com instituto de ensino a distância para as pessoas da comunidade e a disponibilização de todas as aulas das oficinas na página “Os Bem-Te-Vis” no Youtube, para que o ensino seja democratizado e chegue até os alunos e alunas e demais pessoas interessadas em aprender um novo ofício.

Link do Canal do Youtube da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis: https: https://www.youtube.com/watch?v=6UxhJHEAKik


Data de publicação: 14/09/2021 - 00:00h