Presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis , recebe medalha ao mérito Cônego Luiz Vieira

...

Na última sexta-feira, (16/12), o presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Wilton Fernandes, recebeu uma das maiores honrarias concedidas a cidadãos que se destacaram pelos trabalhos desenvolvidos  nos últimos anos na cidade de Ouro Branco.


A honraria foi concedida pelo vereador Warley Higino Pereira, em solenidade  com vereadores e autoridades locais.


Para Wilton Fernandes, a homenagem, representa  reconhecimento por estes longos anos de trabalhos para cultura, arte e a preservação do patrimônio histórico e cultural .“ Fiquei muito feliz em receber essa indicação. Ela significa o reconhecimento por estes longos anos de trabalhos a frente da cultura e da preservação de nossos bens culturais. Nossa gratidão ao querido vereador Warley que está sempre acompanhando e apoiando as ações que vem beneficiando toda cidade.” Conclui Wilton Fernandes.


Medalha ao Mérito Cônego Luiz Vieira da Silva


A Medalha ao Mérito Cônego Luiz Vieira da Silva é considerada uma das principais honrarias do município de Ouro Branco, onde foi instituído em 1984, ano de sua primeira concessão.


Cônego Luiz Vieira da Silva foi um sacerdote, homen letrado e político que fez parte da história de Ouro Branco, sendo considerado um dos maiores líderes da Conspiração Republicana Mineira de 1785-1789.



Wilton Fernandes Guimarães

Wilton Fernandes Guimarães, formado em Turismo e possui Pós- Graduação em Gestão Cultural e Desenvolvimento;


O jovem, iniciou a mudança social em Itatiaia com a criação da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito que, mais tarde se tornou uma dos pioneiros projetos da então Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, além do Coral Bem-Te-Vis e o grupo de artesanato.


Em 2004, fundou a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, que até hoje vem transformando a vida de centenas de pessoas tanto de Itatiaia e região com projetos e ações de fomento a cultura.

 

Destaca-se  projetos como: Ponto de Cultura Arte Para Todos,  Oficinas Culturais dos Bem-Te-Vis, que atende crianças, adolescentes  e adultos de Itatiaia e região.

 

Um dos maiores ações liderada por Wilton foi a “Restauração dos bens integrados e do acervo de Imaginárias das Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia”, que foi concluído em 2017 em parceria com BNDES, Governo Federal e IPHAN;

 


Além da preservação do patrimônio cultural e histórico, Wilton Fernandes Guimarães vem realizando incansavelmente a difusão e fomento dos bens desaparecidos da Matriz de Santo Antônio com a “Campanha de mobilização e Recuperação do Acervo Sacros Desaparecido em 1994”,  que conta com a parceria do Ministério público de Minas Gerais, IPHAN, IEPHA E Policias Militar e Civil, onde já foram recuperados três peças sacras.


Data de publicação: 19/12/2022 - 00:00h

...
...
...