Este ano a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, está comemorando seus 20 anos de dedicação e promoção da cultura e do desenvolvimento comunitário com uma série de atividades especiais em Itatiaia, Ouro Branco, Minas Gerais.
Para marcar essas celebrações e entidade está com um conjunto diversificado de eventos destinados a enriquecer a vida cultural da região, refletindo o compromisso social, educacional e artístico com a comunidade local.
Durante toda semana a programação cultural é preenchida com atividades totalmente gratuitas como: incentivo à leitura, oficinas de violão e oficinas de Artesanato.
Essas ações são possíveis graças à parceria e o patrocínio do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo pela Lei Paulo Gustavo, que apoia iniciativas culturais e artísticas em todo o estado.
Associação Sócio Cultural Os Bem -Te- Vis 20 anos de história dedicado a comunidade.
A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis iniciou suas atividades em novembro de 2001. Tudo começou com a criação da Biblioteca Comunitária, Professor Reinaldo Alves de Brito, do Coral Os Bem-Te-Vis e do Grupo de Artesanato Arteaia. Em 2004 a instituição ganha sua certidão se formalizando em uma instituição jurídica sem fins lucrativos, com objetivos focados na arte, educação e inclusão social.
A Biblioteca Comunitária Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito iniciou, à época, iniciou suas atividades recebendo a doação de dois mil volumes de livros. Seu acervo cresce constantemente devido a muitas doações de livros por parte de pessoas físicas, empresas e instituições. Atualmente, ultrapassa mais de sete mil livros, com destaque em literatura de todos os gêneros e para todas as idades, além de jornais, revistas e enciclopédias. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, além dos livros, oferece, também, espaço para leitura e pesquisa gratuita na internet.
Após a criação da Biblioteca Comunitária, nasceu o coral Os Bem-Te-Vis, formado por crianças do vilarejo que se apresentavam nas missas da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia. Depois, surgiu a ideia de montar uma oficina de artesanato, o Arteaia, com as mães das crianças do coral e elas deram início aos trabalhos de confecção de bordado, pintura, crochê.
Em seguida, Os Bem-Te-Vis firmou a primeira e grande parceria com o Governo Federal, através do então programa Cultura Viva, que possibilitou a criação do Ponto de Cultura “Arte para Todos” na comunidade. Assim, a Os Bem-Te-Vis adquiriu instrumentos musicais, computadores e instrutores para que às crianças tivessem a possibilidade de aprender a tocar instrumentos musicais e aprender informática.
A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis foi responsável pelo restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia. A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a nave atual, como torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)
A Matriz necessária de intervenções de restauro e a comunidade se uniu para buscar formas de viabilizar as obras. A construção do projeto, sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e a busca por patrocínio foram realizados pelos moradores de Itatiaia, por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis . O projeto anterior o restauro dos elementos integrados da Matriz (altares, arco cruzeiro, púlpitos, pia batismal e coro) e das imagens sacras, além da reforma do piso e da laminação do telhado, com instalação de sistema de câmeras, alarme, proteção contra incêndios e iluminação externa.
Desde o restauro da Matriz, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis vem realizando ações de Educação Patrimonial. Aberto à comunidade, ela tem o objetivo de salvaguardar o patrimônio local. Uma dessas ações é uma campanha para recuperar as imagens sacras furtadas na década de 90 e as lives nas redes sociais da entidade que buscam uma interação com o público em casa.
Focado na área do empreendedorismo, na inclusão, nas novas linguagens culturais e na preservação do patrimônio, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis cresceu e, hoje, conta com vários projetos culturais em andamento e a expansão de suas atividades artísticas para os distritos vizinhos.
Os projetos dentro da entidade não param de evoluir. Atualmente, por meio da Lei Paulo Gustavo, está sendo possível levar, conhecimento, formação e informação ao público infantil, juvenil e adulto com as oficinas artísticas e culturais como incentivo a leitura, violão e artesanato.
Com isso, a entidade nessas duas décadas de trabalhos continua na realização a valorização da cultura e mão de obra local mostrando seus talentos e suas artes, através da interação entre a comunidade, os órgãos públicos e privados, os turistas e o público em geral. Com todas essas atividades, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis , traz para o centro das atenções as pessoas do local e as fazem protagonistas de suas próprias histórias, como por exemplos, pessoas com formação profissional no restauro de bens históricos, nas artes cênicas, na música e artesanato.
Data de publicação: 09/09/2024 - 00:00h